sábado, 19 de outubro de 2013

Fauna do Cocó: Sagui-de-tufos-brancos, o famoso "Sonhim".

Qualquer um que já tenha caminhado pelas trilhas do Parque Ecológico do Rio Cocó em Fortaleza - Ceará, já foi recepcionado por um Sagui-de-tufos-brancos ou como é conhecido aqui no Nordeste: "Sonhim". Essa curiosa espécie de macaco que tem  sua origem o Nordeste brasileiro, mas que atualmente é encontrado no sudeste e demais áreas, além de criadouros em diversos países, faz parte da rica fauna do estuário do Rio Cocó, habitando na mata ciliar do rio, praticamente da nascente a foz. 
Sagui-de-tufos-brancos

Os saguis que ocorrem na Mata Atlântica já foram considerados todos como subespécie do Callithrix jacchus. Atualmente, todos esse táxons são consideradas como espécies separadas, com o Callithix Jacchus se referindo apenas as populações que ocorrem no nordeste brasileiro e Caatinga. É o Sagui mais conhecido e comum. São animais de pequeno porte com peso entre 350 e 450 gramas, pelagem estriada nas orelhas e macha branca na testa. 


Sagui-de-tufos-brancos em meio a vegetação típica de Mangue no Parque do Rio Cocó, em Fortaleza - Ceará

Essa espécie vive em grupos de três a 15 animais, formados por indivíduos reprodutores e não reprodutores. Possui uma área de vida de pequenas, como mostrado em populações estudadas no Rio Grande do Norte: de 0,5 ha a 35,5 ha. Isso se deve provavelmente por possuir uma dieta rica em goma, que permite que os animais explorem outros tipos de alimentos, além de frutos, em meses de escassez.

Habita florestas arbustivas da Caatinga e a Mata Atlântica, do nordeste brasileiro e Tocantins.


Alimentam-se de insetos, pequenos vertebrados, ovos de pássaros, frutos e são também gumívoros  (alimentam-se da goma exsudada de troncos que roem com seus incisivos inferiores, de árvores gumíferas). Esta goma serve de fonte de carboidratos, cálcio e algumas proteínas. Dispende cerca de 25 a 30% de seu tempo ativo, procurando por alimentos. 



Nenhum comentário :

Postar um comentário